O nosso ministério em terras lusitanas teve o seu início no ano de 2008, quando foi celebrado o primeiro culto de adoração ao Senhor, nosso Deus, no dia 25 de Maio, na residência do Pr. Samuel do Nascimento.
Nesse culto estavam presentes: o Pr. Alvaro Alén Sanches, presidente da AD Uberlândia, o Ev. Saulo Gregório, então secretário de missões da Secretaria de Missão aos Povos – SEMAP, o Pr. Luiz Pfeifer, missionário SEMAP na Alemanha, o Pr. Anderson Souza, missionário SEMAP na Charneca da Caparica, e o Pr. Elizeu Batista que recebeu posse e a importante missão de pregar a palavra e pastorear essa nova congregação que ali se formava.
Também foram enviados e atuaram neste campo os pastores Cézar Soares Carrijo, Daniel Neves e Adailton Souza da Silva, além da missionária Tamara de Oliveira Sanches.
Junto com eles e as suas famílias, inúmeros obreiros trabalharam com amor e afinco para o crescimento da igreja.
Mesmo que aqui não seja possível citar o nome de cada um, somos gratos a Deus e pedimos que o Senhor abençoe e retribua a todos pelo trabalho realizado.
E assim como disse, o apóstolo Paulo em 1 Coríntios 3, verso 7, um é o que planta, outra rega, mas a glória é de Deus, que dá o crescimento.
Na celebração do primeiro batismo realizado pelo nosso ministério em Portugal tivemos a honra de levar a descer às águas o irmão Thales Nascimento, que foi o primeiro de muitos que, ano após ano, confessaram a sua fé publicamente, por meio do batismo nas águas, conforme a Palavra nos ensinou que fizéssemos: Ide e pregai o Evangelho a todos, batizando-os em nome do Pai, do Filho e do Espírito Santo.
Nossa primeira congregação foi aberta na Rinchoa, mas era muito pequena e em poucos meses foi transferida para a Tapada das Mercês onde foram desenvolvidos os departamentos de Acção Social, Infantil, Jovens, Missões, Mulheres, Coral e Escola Bíblica Dominical.
O trabalho foi crescendo e no decorrer dos anos se estendeu para a abertura de uma congregação no Cacém e outra na Pontinha. “E o Senhor ia acrescentando os que iam sendo salvos”.
Seguindo a direção de Deus, procuramos um local para unir as congregações. E foi com este propósito que a Igreja arrendou um espaço em Massamá, onde todos os irmãos vinham adorar o Senhor Nosso Deus, congregar em comunhão e fazer avançar a grande Obra.
Vivemos muitas lutas e muitas vitórias.
Mas os muitos desafios trouxeram consigo mudanças.
Assim, a igreja passou a reunir-se na sala de cinema, no Shopping Fitares, em Rio de Mouro. Éramos poucos, mas Deus usou esse tempo de forma a um amadurecimento para cada um.
Passamos por um período de crise económica seguido pelo início da pandemia do covid-19, e tivemos todos que nos adaptar.
Vieram as máscaras, o distanciamento e aprendemos a cultuar a Deus através dos ecrãs.
As reuniões, cultos e grupos de crescimento passaram para o formato online.
Em 2021, a Igreja realocou-se no Cacém, neste lugar que foi realmente preparado pelo Senhor.
Conseguimos, pela graça de Deus, voltar a realizar a programação presencialmente e em toda esta caminhada vimos cumprir a Palavra “as portas do inferno não prevalecerão contra a igreja”.
Atualmente estamos sob o pastoreio do Pr. Júlio César de Faria (Missionário SEMAP), apoiado pelos líderes de departamentos, pelos membros e pela sua família, a Missionária Graciela Faria e o seu filho Filipe Faria.
O louvor é liderado pelo Pr. José Supriano, o Cìrculo de Oração pelas irmãs Wanessa Cruz e Agmere Batista, a Assistência Social pela irmã Judite Martinho, o Ministério Kids pela Sara Belas, o grupo de Jovens pelo Kelson Ndembo.
Agradecemos também a todos os membros, irmãs e obreiros que tem trabalhado com esforço para chegarmos a esse momento.
Ainda temos muito o que conquistar e muitas metas para atingir.
Muitos rostos novos fazem agora parte da nossa Igreja, de várias nacionalidades diferentes, fazem-se presentes membros que nasceram em Portugal, no Brasil, Angola, em Moçambique, Cabo Verde, Guiné-Bissau, São Tomé e Príncipe, Colômbia e Venezuela; todos parte dessa grande e abençoada família que se prepara para morar nos céus.
Vemos a formação de novas iniciativas como o Coral dos Jovens e o grupo Teatral Vasos de Honra.
Mas também temos trabalhado nos projetos de informatização administrativa, aprimoramento da comunicação da igreja, unificação das redes sociais e melhoria da transmissão dos cultos.
Tudo isso sem deixar de lado a oração, o ensino da Palavra, o cuidado pastoral, o evangelismo e a comunhão que são os Pilares do trabalho que tem sido realizado até aqui.
Oramos para que o Senhor continue a dar crescimento a esta Obra, enchendo de graça cada irmão e irmã que se tem disposto a trabalhar lado a lado connosco, em cada departamento, com todo o amor e ânimo para o bom andamento da Obra do Senhor, e para que o nome do Senhor Jesus seja pregado e engrandecido.
Ora Vem Senhor Jesus!